Sunday, June 27, 2010

A verdadeira propriedade.



       - Pai Francisco. Seria bom para todos nos ouvirmos a tua palavra acerca da verdadeira propriedade.

Francisco de Assis, com jovial feicao, correu o pensamento no mundo inteiro, nos desequilibrios financeiros existentes por toda a parte. Lembrou-se de seu pai terreno, Pedro Bernardone, e pediu a Deus inspiracao para o tema daquela noite, assunto que ele tanto debatia desde moco, e respondeu com energia, na brandura cedida pela educacao:

       - Frei Joao. Trouxeste um assunto de alto interesse para a nossa comunidade. A verdadeira propriedade nos interessa por demais, por ser ela o lance primeiro, adotado por todas as regras: trabalhar para a verdadeira propriedade. Devemos acumular bens no celeiro das nossas consciencias, aqueles impereciveis que granjeamos pelos esforcos de cada dia, pela educacao, pela instrucao, pela disciplina, pela dor e atraves de todos os problemas.
       As propriedades do mundo sao enganosas, por nos prender nas regras humanas, onde acumulamos os bens terrenos. Temos de montar guarda e defende-los, arriscando a propria vida, e eles nos levam geralmente a determinadas acoes contrarias a nossa moral, desfazendo a nossa dignidade. O verdadeiro sabio nada possui, para nao ficar preso ao ouro; o verdadeiro santo eh despido de fortuna, para nao ser seu escravo.
      Nesta comunidade, onde temos como guia principal Nosso Senhor Jesus Cristo, haveremos de observar essa regra aurea do desprendimento, para que possamos trabalhar sem vinculo com as coisas do mundo e sermos livres para realizar o programa de Deus. A verdadeira propriedade, meus filhos, eh aquela que podemos guardar no coracao; sao os talentos falados pelo Evangelho e, esses os carregaremos conosco por onde andarmos, sem medo de que os ladroes nos roubem, porque sao instransferiveis e eternos, irradiando-se no centro da nossa vida. Sao conquistas que ficarao conosco eternamente, pelas bencaos do nosso Pai Celestial.
      Nao queremos que entendais que estamos desprezando o ouro do mundo, mas devemos, quando chegar ele a nossas maos, canaliza-lo para os devidos lugares, onde for mais necessario. Tudo no lugar certo, eh bencao de Deus para a felicidade do homem.
      A verdadeira propriedade eh discernimento, eh cordialidade, eh saber ouvir, eh entender sem ferir, eh trabalhar por amor, eh falar ajudando, porque os valores de Deus nao poderao estacionar na alma, presos pelo egoismo. O tesouro do ceu aumenta em nos na proporcao em que o distribuimos. Tornamos a afirmar, com alegria, que eh dando que recebemos.

Livro: Francisco de Assis. escrito por Joao Nunes Maia ditado pelo espirito Miramez. pag. 283

No comments: